sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Ana Carolina comemora dez anos de carreira com novo show em Porto Alegre


Ana Carolina tem razões de sobra para comemorar seus dez anos de carreira. Com garra, talento e dedicação , escreveu com força e de forma definitiva, o seu nome na história da Música Popular Brasileira.O sucesso tem sido uma marca constante em seu trabalho, desde o lançamento de seu álbum de estreia ‘Ana Carolina’, em 1999.Desde então, tornou uma das maiores vendedoras de discos do Brasil e campeã de execuções nas rádios, interpretando suas próprias canções, ou na voz de intrépretes como Maria Bethânia, Gal Costa, Zizi Possi , Martinália,Paula Lima e muitos outros. Para celebrar esta década tão profícua, Ana lançou o CD ‘N9ve, em julho,e agora estreia o show homônimo, no próximo dia 13 de novembro, no Credicard Hall, com direção e cenografia de Bia Lessa e direção musical de Alê Siqueira.

A produção do espetáculo ganhou todo o cuidado exigido pela data festiva. No palco, gruas, carrinhos, trilhos e rebatedores ajudam a criar uma atmosfera cinematográfica, com direito a uma série de efeitos cênicos criados por Bia. ‘O show tem também um clima urbano, que reflete o que acontece na noite das grandes cidades’, analisa a diretora. Para traduzir visualmente esta ideia, ela contou com a ajuda da iluminação de Pedro Farkas.

Personagem principal e co-roteirista deste set, Ana selecionou para o show canções de diversos momentos dos últimos dez anos: dos sucessos iniciais ‘A Canção Tocou na Hora Errada’ e ‘Nada pra Mim’ ao repertório completo do recém-lançado ‘N9ve’, que inclui a parceria entre a cantora , seu parceiro mais constante Antônio Villeroy e o americano John Legend em ‘Entreolhares’.

Além das apresentar as inéditas, tive vontade de reler meu trabalho de uma forma diferente neste show e apresentar não somente as canções mais conhecidas, mas também canções que são especiais prá mim’, explica a cantora, que vai relembrar ‘O Avesso dos Ponteiros’, do primeiro disco, e ‘Que se Danem os Nós’, do segundo (‘Ana Rita Joana Iracema Carolina’, de 2001). Sem preocupação cronológica, o roteiro não decepciona os fãs que esperam ouvir os sucessos, mas é cheio de surpresas.

Totalmente reformulada, a nova banda que acompanhará Ana traz Marcelo Costa,na bateria, Leonardo Reis na percussão, Danilo Andrade nos teclados,André Rodrigues no Baixo, Dirceu Leite nos sopros, Yura Ranevsky no cello e Pedro Baby nos violões e guitarras.

Estruturado em pequenos blocos, o roteiro passa por diversas facetas da intérprete. ‘O show mostra a Ana roqueira, dramática, bem humorada, sambista, e romântica’, define Bia Lessa, que também brinca com a ambigüidade da cantora em cena. Assinado por Sonia Soares, o figurino realça o lado feminino de Ana Carolina,mas com muitos elementos masculino .

Entre as surpresas, também está a inclusão de músicas nunca antes cantadas por Ana, como ‘Bom Dia’ (Swami Jr), que ela acrescentou ao roteiro depois de interpretá-la em um dueto com Zizi Possi e Odeio de Caetano Veloso, com uma pegada forte de rock n’roll. A bem-humorada ‘Essa Mulher’, de Arnaldo Antunes, casou com o espírito despojado do show, assim como o bloco de sambas, que mistura o sucesso ‘Ela é bamba’ com ‘Não Quero Saber Mais Dela’, do repertório do Fundo de Quintal e Torpedo, parceria de Ana Carolina com Mombaça e que ganhou letra de Gilberto Gil. Depois de São Paulo, 'N9ve' segue em turnê pelo Brasil, assim como o show anterior de Ana, 'Dois Quartos', que em dois anos, alcançou a incrível marca de 1 milhão de espectadores.

Veja a discografia de Ana Carolina

Veja o serviço

Fonte: Porto Cultura

Por Érika Lima, equipe Ana Por Inteiro.